Camomila amarela

camomilinha
28 de janeiro de 2021 0 Comments

A camomila amarela é originária do norte da África, porém disseminou de forma muito rápida pelos territórios europeus. É uma planta pertencente da família das Asteraceaes. A planta possui ácidos orgânicos, apigenina, flavonoides, ácido salicílico, cumaria, mucilagem, herniarina, saponina, terpenosazuleno, umbeliferona e outros componentes.

Devido a esses componentes químicos, a camomila é muito conhecida por suas propriedades medicinais, pois possui função cicatrizante, desinfetante, tônica, adstringente, antialérgica, antisséptica e antiinflamatoria. E por esse motivo é que é comum encontrar pessoas que as cultive em suas hortas.

A camomila amarela está entre as plantas medicinais que possuem o teor mais adocicado, sendo ornamental, ela produz um chá digestivo e calmante, capaz de embelezar os cabelos e ainda suavizar a pele. Quer saber mais sobre as propriedade e cultivo da camomila amarela? Continue a leitura no artigo.

Propriedades da camomila amarela

A camomila é na verdade mais conhecida por suas pétalas brancas e miolo amarelo, no entanto, há a espécie de camomilas amarelas, que também possuem pétalas delicadas, miolo, caule ramificado e filhas bem recortadas na cor verde.

Assim como as orquídeas, a camomila amarela também exala um perfume suave e delicado. Seus compostos químicos lhe fornecem propriedades medicinais, capazes de tratar problemas como ataque de vermes, dores musculares, reumatismo, gases intestinais, dores ciáticas e gastrites.

Muitas pessoas inclusive costumam consumi-la em formato de chá, pois seu efeito relaxante e tranquilizante natural realmente funcionam. Além disso, o chá natural da camomila amarela também pode ser usado para potencializar o tom dourado dos cabelos loiros.

Realizar compressas com o chá ajuda ainda eliminar as olheiras ou o inchaço nos olhos. Todos esses benefícios são possíveis devido aos óleos voláteis contidos na camomila amarela.

Cultivo da camomila amarela

A camomila amarela costuma florescer mais nas estações mais quentes do ano, ela pode ser cultivada em todo o país, pois se adapta aos climas temperados e em temperatura em torno de 20º. Sua tolerância é baixa diante de secas prolongadas, prefere solos ricos em nutrientes e um pouco alcalinos.

A propagação da planta pode ser realizada através de semente ou por meio de divisão de plantas. É possível realizar a plantação diretamente no solo ou em vaso de plástico ou mesmo de cerâmica. Para realizar a plantação no vaso, você precisará colocar no fundo um pouco de cascalho e areia úmida, a fim de garantir a drenagem da planta.

Coloque o composto desejado e acomode a muda no centro do vaso, regue e em seguida acomode a terra em torno do torrão. É necessário manter sempre o solo úmido, sem exagerar na rega, sendo que no inverno é preciso lembrar de diminuir as regas pois o tempo já costuma ficar mais úmido.

Nos primeiros dias seguido do plantio, é preciso deixar a planta na sombra, para que ela possa iniciar seu desenvolvimento. Após algum período, leve-a para um local ensolarado. Viu só como é simples e fácil plantar e cultivar a camomila amarela? Não se esqueça de compartilhar o artigo com suas amigas e amigos e deixe o seu comentário se ficou alguma dúvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *