O que é e como funciona o financiamento?

29 de julho de 2021 0 Comments

O que é e como funciona o financiamento?

Está pensando tirar alguns sonhos do papel e finalmente comprar uma casa, um carro ou ainda  começar os estudos em uma faculdade, mas precisa de dinheiro?

O financiamento pode ser uma boa saída! Neste artigo vamos simplificar o financiamento para você.

Primeiro de tudo o financiamento,   é a liberação de dinheiro  para a compra de um bem, produto ou serviço específico. Uma casa por exemplo, ao solicitar o financiamento você precisa comprovar que o dinheiro será destinado  a compra do imóvel. Diferentemente do empréstimo, onde o dinheiro  pode ser utilizado da forma que você quiser.

O que pode ser financiado?

Os tipos de financiamentos mais comuns no Brasil, são os de bens como a imóvel próprio e o carro. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),  correspondem a aproximadamente 65% dos financiamentos em todo o país.

Entretanto, dependendo do que for comprar, você vai encontrar modelos diferentes de financiamento, veja alguns bens, produtos e serviços que  também podem ser financiados:

  • Imóveis em geral
  • Terrenos
  • Obras e reformas
  • Veículos variados, como motos e caminhões
  • Eletrodomésticos e eletrônicos
  • Passagens aéreas
  • Materiais de construção
  • Equipamentos agrícolas
  • Cursos de Graduação

 Vale lembrar que a taxa de juros varia de acordo com o valor do financiamento e tempo de duração do mesmo.

Vamos falar agora dos três principais tipos de financiamento no Brasil: Imobiliário, veículos e estudantil.

Financiamento estudantil

Outra modalidade de financiamento, bastante popular no Brasil é o financiamento estudantil, exclusivo para cursos de graduação.

As formas de financiamento variam de acordo com a instituição de ensino, na maioria das vezes só é necessário começar a pagar a dívida após a conclusão do curso.

Em alguns casos, no entanto, como no caso do financiamento estudantil do governo é necessário cumprir alguns pré-requisitos mínimos.

Agora que você já conhece algumas das principais modalidades de financiamento, lembre-se antes de fechar qualquer negócio, pesquise e compare as melhores condições para escolher o melhor para você.

Financiamento imobiliário

Para quem sonha com o imóvel próprio  é importante saber que existem duas formas de financiamento criadas pelo Governo Federal:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Essa modalidade é válida apenas para compradores do primeiro imóvel,  obrigatoriamente residencial.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Essa modalidade pode ser usada por qualquer pessoa para comprar imóveis residenciais ou comerciais, sem limite de valor.

Financiamento de veículos

Já para financiar veículos, sejam eles carros ou moto,  são duas formas de financiamento:

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Modalidade na qual a pessoa faz o financiamento bancário para efetuar a compra. O veículo fica alienado ao banco até que seja quitado, mas o comprador tem a posse.

Leasing

Nesta forma, o veículo  é alugado ao consumidor, que só passa a ser o dono quando

 todas as parcelas do financiamento forem pagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.